top of page

     Da Fazenda ao Chiqueiro

​

     Artigo escrito em fevereiro de 2015

​

     Que o clima de tensão e hostilidade vem permeando a cidade de São Paulo (e muitas outras cidades brasileiras), todos nós já sabemos. Por razões obscuras (ou não), a população anda tão revoltada que por vezes se confunde com os objetos de seu descontentamento. A situação está tão complicada que começam a surgir casos que beiram a selvageria.

​

     A cena que envolveu o ex-ministro da fazenda Guido Mantega no hospital Albert Einstein desperta, ao menos em mim, um sinal de alerta. As pessoas estão perdendo a noção de civilidade. O ex-ministro foi duramente hostilizado em um hospital! Um ambiente que exige serenidade, paz, silêncio. E mais: o Albert Einstein é um hospital particular caríssimo, ou seja, os revoltados da história são de “alta classe”. Gente que, em tese (e, pelo visto, só em tese mesmo), teve boa educação e que é conhecida por não se manifestar violentamente. Não sou defensor do ex-ministro, seu trabalho não foi dos mais elogiosos. No entanto, as críticas devem ser amparadas pela civilidade. Elas devem vir em momento, local e tom corretos.

​

     Quando a hostilidade é generalizada a tendência é que os seres humanos descambem para a bestialidade. Afinal, o indivíduo tem racionalidade, a turba não.

bottom of page