top of page

Galeria Sogo reúne adeptos da cultura oriental em São Paulo

​

​

​

Matéria publicada originalmente em maio de 2016

​

Reportagem por Anderson Juno e Rafael de Moura

Fachada da Galeria Sogo

O bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, é bastante conhecido por sua influência oriental, principalmente japonesa. Em muitos estabelecimentos estão bem destacados, nas fachadas, seus nomes em kanji –a escrita mais comum no Japão – inclusive de lojas ocidentais e conhecidas mundialmente, como o McDonald’s. Mas, além de todo o comércio voltado aos aficionados pela cultura oriental, há uma galeria que chama a atenção por trazer de tudo da cultura pop do outro lado do mundo: é a Galeria Sogo, localizada no coração do Bairro da Liberdade, bem ao lado da estação de metrô. Seu fácil acesso fez com que o centro comercial virasse uma sensação entre os nerds paulistanos. É o paraíso dos amantes dos mangás, animês, jogos, bonecos e pelúcias de personagens das animações japonesas.  É ponto de encontro, também, dos chamados cosplayers, pessoas que se fantasiam como seus personagens favoritos. Os corredores estreitos da galeria costumam lotar facilmente, em especial nos fins de semana.

​

Elton de Andrade, 22 anos, trabalha em uma lojinha que vende artigos de personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados. Ele destaca que o diferencial da Sogo é seu público alvo e a ambientação do local. “Aqui você vê pessoas de vários estilos, várias idades. Muitos adultos passam aqui, às vezes, só pra admirar, relembrar as coisas de quando eles eram crianças e tal”, explica o comerciante. A loja em que ele trabalha é repleta de chaveirinhos, toucas com formatos de bichinhos, brinquedos, lanterninhas, adesivos e bijuterias, tudo estilizado conforme desenhos animados, especialmente do Japão. Elton também ressalta que a galeria completa o bairro com seus eventos tradicionais e estilo oriental.

​

Corredor da galeria

Mas não é só de artigos do Oriente que vive a Galeria Sogo. Produtos nacionais e quinquilharias diversas também podem ser encontrados no centro comercial. Renan Ribeiro, 24 anos, aproveitou a visita no bairro para comprar equipamentos de airsoft, jogo desportivo realístico que simula ações policiais e táticas militares. Após explicar aos repórteres como funciona o esporte, Renan conta o que procura na Sogo: “Eu prático airsoft há algum tempo e sou fã da cultura oriental. Então eu gosto de passar por aqui e comprar novos equipamentos de airsoft além de outras 'tranqueirinhas'. Hoje comprei uma touca do Pikachu pra minha namorada”.

​

Os produtos são vendidos nas várias lojas e os preços variam bastante. Existem desde produtos a preços acessíveis até artigos raros e com valores mais salgados.

Boneco do Ultraman, famoso personagem de série tokusatsu, gênero audiovisual japonês que foi muito difundido no Brasil nos anos 1970, 1980 e 1990

bottom of page